sexta-feira, 17 de junho de 2011

Movimento Negro de Barbacena na Semana UEMG 2011 – Parte I

Como chegamos à UEMG?

No início de maio estivemos com as professoras: Wanderléia Paiva, Cláudia Bomtempo e Cíntia Lima, após nossa participação no Seminário Regional “Educação Infantil e Diversidade Étnico-Racial”, em Belo Horizonte, conforme matéria postada em 27 de abril.
 
E na oportunidade relatamos nosso encontro com o professor José Eustáquio de Brito, coordenador estadual do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais da FaE-UEMG-CBH - NEPER. O intuito era saber como a UEMG tratava deste assunto na formação dos seus novos pedagogos. E ainda, saber o porquê da não existência deste núcleo em Barbacena.

A prosa foi longa e  extremamente agradável e produtiva. Ficamos entusiasmados com a receptividade por parte das professoras. O final do encontro ficou marcado por uma frase da professora Cíntia “a UEMG é um espaço público e nós é que deveríamos oferecer o espaço para vocês, não precisaria nem de pedir”. Oxalá todas as nossas reuniões rendessem frutos como estes.

Daí partiu o convite para participarmos da Semana da UEMG e ainda a possibilidade de trazer a Barbacena o professor José Eustáquio para, quem sabe, começar uma conversa sobre o NEPER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário